Audithorium

3.0: A IDADE DO SUCESSO

Descubra 8 características que definem o perfil da idade que domina o país.

No Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2014 os adultos de 30 a 34 anos de idade se tornaram o segmento majoritário no país. Hoje, os “trintões” representam 20,3% da população – aproximadamente 32 milhões – e estima-se que até 2018 essa galera da década de 80 seja maioria por aqui.

Mas quais vantagens os trinta anos trazem e que diferenciam os homens dos mais jovens atualmente?

Considerados no auge da produtividade, eles estão a todo vapor no mercado de trabalho, sendo visados para ocuparem posições de destaque. Se pensarmos em um perfil imaginário de um trintão, poderíamos desenhá-lo como um sujeito que mora sozinho, tem um carro bacana, compromissos e reuniões de trabalho, viagens frequentes com a namorada... Ele não é mais o cara que ainda faz mochilão e vira a noite na balada com os amigos. Já passou dessa fase.

Esse é o profissional que mesmo entando casado e com filhos – normalmente apenas um -, é aquele que não tem medo de se arriscar para conquistar seus objetivos pessoais. Ele busca manter a vitalidade dos 20 anos, mas agora com a experiência e autoconfiança dos 30.

Ele está preparado para realizar os almejados desejos e ambições da juventude, pois agora se enquadra em quase todas as características que o tornam bem sucedido.

Como identificar o homem 3.0 do momento?

 

#1 TEM AMBIÇÃO FINANCEIRA

O trintão se atrai por qualquer apelo em ficar rico ou conquistar o “primeiro milhão”. Ele busca informações sobre o conteúdo em sites e blogs e está sempre atento às notícias sobre economia. Os produtos financeiros, principalmente o crédito imobiliário, são a aposta desse perfil que agora está mais preocupado em poupar e investir para alcançar seus objetivos, do que esbanjar a pouca grana que tinha enquanto jovem. 

 


 

#2 BUSCA APARTAMENTOS PEQUENOS E VERSÁTEIS

As construtoras atentas ao mercado single, têm segmentado seus produtos para os nichos de apartamentos menores e funcionais. Se for para o trintão sair da casa dos pais, ele buscará um apartamento pequeno que atenda às suas necessidades. Contudo, ele não abre mão de personalizar seu espaço, diferenciando-o dos demais, e investe em tecnologias que garantem praticidade e modernidade, como comandar funções básicas através de seu smartphone.

 


 

#3 PREFERE COMPACTOS LUXUOSOS

Esse é o público alvo dos modelos hatch, pois buscam transmitir uma certa maturidade nos carros que utilizam. O estilo surfista ou esportista já não o caracteriza e está mais interessado e exigente no quesito tecnologia e inovação, por isso opta por modelos premium, como o Mini, da BMW.

 


 

#4 TEM O PALADAR REFINADO

Já não está mais interessado em “tomar todas” com a galera e sair carregado pra casa. A cerveja tradicional está agora nos happy hours eventuais com os colegas, para discutir sobre economia, trabalho e futebol. Ao receber visitas em casa, prioriza a experiência de oferecer aos amigos aquela cerveja gourmet ou aquele destilado importado que custou uma grana.

 


 

#5 PREOCUPA-SE COM A APARÊNCIA

O homem mantém sua masculinidade, mas nesta etapa da vida acaba se rendendo aos cuidados com a pele, tratamentos de beleza e cortes de cabelo mais atuais. No entanto, dispensam carregar uma necessaire tão cheia quanto a da namorada e buscam praticidade e longa duração em produtos versáteis e econômicos.

 


 

#6 PRIORIZA VIAGENS A DOIS

As viagens agora não são mais improvisadas e badaladas com os amigos. O trintão não se sente mais confortável ficando em hoteis 2 estrelas, em beira de estrada. Ele busca conforto e leva a esposa ou namorada para aproveitar hotéis charmosos e roteiros gastronômicos, prezando por momentos relaxantes e inesquecíveis.

 


 

#7 TEM UMA ROTINA EQUILIBRADA

A academia não precisa mais ser aquela bombada no centro da cidade e os exercícios não são mais para ficar sarado. O espaço fitness do condomínio tranquilo onde mora ou as caminhadas antes de sair para o trabalho são o ideal, já que quer apenas se exercitar em função da saúde. Não vive mais de fastfood pois agora está preocupado com uma alimentação equilibrada e uma vida saudável.

 


 

#8 ADEPTO AO CARDÁPIO GOURMET

Antes esse público contava com a provisão dos pais. Agora que mora sozinho, busca alimentos práticos, mas que não comprometam sua vida saudável e a rotina equilibrada. Mais uma vez, os produtos importados, como vinhos e queijos ocupam o espaço na geladeira do trintão.

 


 

O homem 3.0 está na fase do querer mais. Está financeiramente estabilizado e em direção ao pico da renda aos 50 anos. O trintão é um cara bem resolvido que já passou por uma transformação cultural que hoje formou o seu perfil de sucesso no século 21.

Um vídeo interessante, feito pela Box 1824, empresa especializada em pesquisa de comportamento, descreve de uma forma inteligente a diferença entre as gerações, e em como os Millennials ou comumente chamados de “Geração Y” tem objetivos e desejos distintos de seus pais e avós.

 

http://vimeo.com/44130258

Confira e deixe seu comentário!

 

E o que você está fazendo agora?

Até a próxima!

 

 

(Video: Reprodução Vimeo / Fotos: Reprodução Internet)